
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) pretende novamente disputar a indicação para uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). O espaço será definido pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com a aposentadoria do conselheiro Fernando Catão.
Em resposta à CBN João Pessoa, Tião Gomes informou que deseja disputar a indicação, mas com uma condição: se o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (Republicanos), não colocar o nome para a escolha dos parlamentares.
“Vou aguardar a posição de Adriano, mas gostaria de disputar. Caso ele seja candidato, eu não serei”, informou.
“Vamos esperar um pouco, pois já passei por momentos difíceis com essa questão do TCE”, disse.
Além de Tião, já demonstraram interesse na disputa os deputados Taciano Diniz (União), Branco Mendes (Republicanos) e Tovar Correia Lima (PSDB). Este último informou que vai ouvir demais deputados para decidir sobre a disputa.
Apesar de ser mencionado por Tião, Adriano Galdino não informou se pretende entrar na disputa. Ele foi questionado pela reportagem mas não respondeu.
Regras para a escolha
A vaga de conselheiro do TCE-PB é cobiçada pela estabilidade que proporciona. Trata-se de um cargo vitalício, que pode ser exercido até os 75 anos e com salário em torno de R$ 40 mil.
Mas, apesar das articulações políticas, há critérios que devem ser obedecidos na hora da definição: ter mais de 35 anos, idoneidade moral e reputação ilibada, notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros, mais de 10 anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional de nível superior com conhecimentos ligados ao cargo.
com CBN



