
A investigação contra o prefeito de Solânea Jucian Jad do Amaral por supostos atos de improbidade administrativa e nepotismo ganha novos e específicos detalhes. A Portaria nº 24/PJ – Solânea/2025 do Ministério Público da Paraíba foi instaurada com base em uma denúncia que aponta a contratação de parentes de Secretários para cargos públicos e a utilização de empresas de familiares para prestar serviços ao município.
As principais acusações, que podem configurar burla ao dever de licitar e direcionamento de contratos, são:
Contratação de empresa de familiar de secretária: A denúncia destaca a contratação da empresa A M VIANA LIRA, cujo único sócio é cunhado da secretária de Assistência Social, Jucimara Thayan Amaral Costa Viana, para prestar serviços de informática à própria pasta que ela gere.
Empresa do marido de secretária contratada por outra pasta: A empresa ALBERIS MORGAN VIANA LIRA 04748925493, pertencente ao esposo da mesma secretária, também foi contratada para realizar o transporte de passageiros para a Secretaria de Educação, antes mesmo do início do ano letivo.
Nomeação da esposa de secretário: É investigada a nomeação de Ozelia Vaz de Carvalho Viana, esposa do secretário de Serviços Públicos, Transportes e Estradas, para um cargo comissionado de Direção na Secretaria de Gestão Pública.


Esta é a segunda vez em menos de um ano que o prefeito e investigado, reforçando as preocupações sobre a violação dos princípios de impessoalidade, moralidade e isonomia na Administração Pública.
Redação